Regulamento

O Regulamento da Associação Paulista de Golfe, aprovado na Reunião do Conselho, realizada em 18 de novembro de 2003 e validas a partir de Janeiro de 2003

  1. PARTICIPAÇÃO
    Poderão participar da APG todos/as os/as jogadores/as que pratiquem golfe e sejam indicados ou recomendados por algum membro da associação.
    A Associação Paulista de Golfe, pela sua diretoria/conselho podem vetar a qualquer pessoa em qualquer momento.
  2. Grupos: os competidores serão distribuídos em grupos de no mínimo dois golfistas e no máximo 4 jogadores. Nenhum competidor pode jogar sozinho valendo para o Pée Duro.
  3. JOGADORES
    O quadro da APG será composto por número limitado de jogadores/as sem distinção de idade e sexo, que será levado ao conhecimento de todos, periodicamente. A Colocação será divulgada por Internet através da home-page da APG.
  4. PONTUAÇÃO POR HANDICAP
    Categorias: ” A “, ” B ” e ” C ”
    OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
    a) Os handicaps são calculados semanalmente e corrigidos de acordo com os critérios de Handicap no “ITEM 12”.
    b) A pontuação final da competição valida para a classificação para o match-play, será a soma dos pontos de todos os dias de jogo do torneio
    c) Aos/as 10 primeiros/as colocados/as serão creditados PONTOS ao final de cada competição e aos demais creditados 02 pontos de presença;
    d) Em consequência de casualidades de forca maior, a comissão técnica por arbitrio próprio, nao poderá cancelar a ultima etapa de qualquer torneio organizado no FPG Golfe Center (Pe Duro), em qualquer circustâncias. Esta observação poderá ser vetada caso apenas não haja calendário disponível em acordo com a Presidencia do Pé Duro.1º colocado (a) – 15 pontos
    2º colocado (a) – 12 pontos
    3º colocado (a) – 10 pontos
    4º colocado (a) – 9 pontos
    5º colocado (a) – 8 pontos
    6º colocado (a) – 7 pontos
    7º colocado (a) – 6 pontos
    8º colocado (a) – 5 pontos
    9º colocado (a) – 4 pontos
    10º colocado(a) – 3 pontos
  5. NÚMERO BURACOS:
    Todos as etapas válidas para o Ranking da APG serão disputados em 18 buracos no FPG Golf Center.
    Obs.: Entretanto, caso por motivos de força maior, exemplo: chuvas torrenciais, raios, vendavais, etc., a diretoria decidirá se os pontos da etapa serão validos ou não.
  6. TAXA INSCRIÇÃO
    Haverá pagamento da taxa de inscrição de R$ 15,00 (quinze reais) em todos as etapas válidas para oRANKING APG, todos/as os/as jogadores/as convidados, entretanto, que não fazem parte da associação terão direito a inscrição mediante pagamento da inscrição. No entanto, os jogadores que ainda não fazem parte da associação, até obterem handicap não estarão pontuando e nem ganhando o prêmio do dia.
    A taxa de inscrição será utilizada para subsidiar despesas de torneios, compra de brindes para sorteios e outras despesas que serão informadas aos associados.Será recolhido a importância de R$ 5,00 (de seguro hole in one) por jogador todas as terças feiras e será utilizada em caso de hole in one por qualquer um jogadores as terças feiras da “APG”, caso não aconteça nenhum hole in one, o valor fica acumulado para a próxima semana.
  7. CONFIRMAÇÃO DA INSCRIÇÃO
    Serão considerados/as aptos/as a participar dos torneios do APG jogadores/as que façam sua inscrição dentro das normas da competição.
  8. COMPETIÇÕES NÃO AGENDADAS
    A Associação Paulista de Golfe independentemente dos torneios válidos para o RANKING DA APG poderá, se julgar conveniente, promover em oportunidade que lhe for ideal, uma competição que contará pontos para o Ranking.
  9. TORNEIOS VÁLIDOS
    A Associação Paulista de Golfe, se necessário for, se reserva o direito de alterar o número de
    torneios válidos para o RANKING da APG.
  10. CONTAGEM DOS PONTOS
    A contagem dos pontos será iniciada a partir da 1ª Etapa do ano, e será acumulada a cada evento até a última que precede as oitavas de final do 1º torneio.
    Obs.1:
    Caberá à Comissão Técnica da Associação julgar eventuais recursos de jogadores/as que venham a ser desclassificados ou tenham pontos perdidos.
    Obs.2: W&O
    O jogador classificado para as oitavas de final do match play que não comparecer ao jogo, será considerado desistentes e será considerado vencedor o jogador presente por W&O, sendo direto e sem substituição.
  11. DESEMPATE
    Os critérios de desempate serão:Etapas Stroke Play
    Melhor score nos dos últimos: 18, 9, 6, 3 e 1 buracos respectivamente.Etapas Match Play
    Sudden Death ou morte súbita após o 18 buraco jogado.
  12. MUDANÇA DE CATEGORIA DE HANDICAP
    O/a jogador/a jogará em uma determinada categoria de acordo com o seu ultimo Handicap da ultima etapa,e durante toda a etapa seu handicap será ajustado de acordo com sua média de jogos e mesmo que seu Handicap seja diferente da faixa de Handicap da categoria que ele esta jogando, esse deve permanecer na categoria até o final do torneio corrente.
    Iniciantes terão seu Handicap apurado e com isso serão colocados nas categorias “A” ou “B”, baseado na média das 3 ultimas vezes que jogou na associação, e considerados o máximo de 5 tacadas por buraco e com 70% da média.
    Os campeões de cada categoria, independente de seu Handicap jogarão na categoria imediatamente acima na próxima etapa.
  13. PREMIAÇÕES
    Após a disputa de todas as etapas programadas para o Torneio, serão selecionados os 8 primeiros colocados nas categorias A, B e C para disputa de quartas de final, semi final e final no sistema Match Play (com 60% da diferença do handicap de ambos apurado na última etapa do Torneio). A tabela com a escala dos jogos será publicada no site APG após a apuração dos resultados finais. Na categoria Super A serão selecionados os 3 primeiros jogadores que jogarão entre si no sistema Match Play sem handicap.  Os jogadores, de acordo com os resultados alcançados nas finais, receberão Troféus da APG. Na categoria Super A serão premiados o 1º e 2º colocado, nas categorias A e B serão premiados os 1º,2º e 3º, na categoria C serão premiados os 1º,2º,3º e 4º colocados. Para os demais jogadores não classificados para a final do match play,haverá torneio com uma única categoria com premiação para 1º,2º e 3º colocados a ser realizado na mesma data do da final do match play.
    CORRIDA DOS CAMPEÕES: Será premiado ao final do Ano 1(um) único jogador dentre todas as categorias, com a maior pontuação acumulada na somatória de todas as etapas do ano.Esta será premiado com um troféu transitório e após 3 campeonatos conquistados a taça Original ficará em definitivo com esse jogador.
  14. REGRAS P/ O CÁLCULO DO HANDICAP
    O Handicap é calculado com 70% da média dos resultados para os jogadores que participarem das etapas dos torneios da associação. Os jogadores que participarem de 5 a 9 etapas, terão descartados os 2(dois) piores resultados. Para os jogadores que participaram de 2 á 4 etapas, terá descartado o pior resultado. Para os jogadores que participarem de apenas 1(uma) etapa, o handicap será mantido. Haverá handicap menor do que 0 (zero) ( exceto no match play nas oitavas de final em caso de WO) e o handicap máximo será de 12. Quando forem completadas 09(nove) etapas jogadas, a 10ª substituirá a primeira, 11ª substituirá a segunda e assim por diante e sucessivamente, mantendo sempre os últimos 10 jogos mais recentes para compor o handicap. Para compor o handicap médio, serão levados em consideração atédouble boogie(05 tacadas) por buraco.
    O jogador que participar pela primeira vez no torneio da associação terá seu handicap considerado com 70% do que jogou (mas não pontuará e nem terá direito a premiação do dia na primeira etapa que participa) .
    O Iniciante após ter jogado 3 etapas, terá seu handicap definido e conseqüentemente a sua categoria em que jogará até o final corrente torneio.Os jogadores que já tiveram handicap, mas perderam por não comparecimento, serão considerados iniciantes e estarão sujeitos ás regras aplicadas a esses (iniciantes).
    O Handicap será atualizado semanalmente.
  15. REGRAS
    Todas as etapas e todos os torneios no FPGolf Center ou campos oficiais serão utilizadas as regras do TheRoyal & Ancient Golf Clube of St. Andrews e Regras Locais; dentro dos critérios aprovados pela Federação Paulista de Golfe.
  16. ADVERTÊNCIA / SUSPENSÃO / ELIMINAÇÃO
    A APG poderá impor penalidades previstas nas regras de golfe quando houver infrações das normas e ainda:
    1. Desrespeitar árbitros e Marshall;
    2. Desrespeitar os organizadores do evento;
    3. Desrespeitar os funcionários dos clubes;
    4. Desrespeitar a imprensa;
    5. Desrespeitar delegados e/ou acompanhantes;
    6. Desrespeitar e/ou maltratar caddies;
    7. Não comparecer ao horário determinado do jogo;
    8. Não comparecer as entregas de prêmios quando estiver convocado para receber troféus e/ou homenagens;
    9. Danificar campo de golfe, a sede e dependências do clube;
    10. Portar-se inconvenientemente com companheiros de viagem e jogo;
    11. Deixar de cumprir obrigações com o clube anfitrião (taxa de inscrição, caddies, consumo em bar, restaurante, pro-shop, etc.);
    12. Usar palavras grosseiras e/ou de baixo calão no campo e nas dependências do clube;
    13. Não entregar cartão de jogo para a apuração de handicap;
    14. Fazer comentários considerados ofensivos pelas regras e bons costumes a quaisquer pessoas envolvidas com entidades de golfe;As penas para estes itens serão aplicáveis através de:
    a) 1ª OCORRÊNCIA: Advertência por escrito;
    b) 2ª OCORRÊNCIA: Suspensão dos direitos, benefícios durante 3 meses + perda dos pontos no Ranking e comunicação a Federação Paulista de Golfe
    c) 3ª OCORRÊNCIA: Exclusão da associação e comunicação a Federação Paulista de Golfe
  17. CONDUTA
    Além dos itens acima, serão aplicadas subsidiariamente e cumulativamente as demais penalidades determinadas pelo Estatuto Social da Federação Paulista de Golfe.
  18. CADASTRO
    Os associados deverão manter suas informações cadastrais atualizadas, para que sejam informados dos torneios e eventos realizados pela associação, além de outras informações.