Regulamento

Regras de campo específicas para os torneios APG 2024

  • Todos os muros e redes do campo serão considerados como áreas de “drop” livre, sem penalidade. “Drop” a um taco de distância do ponto de alívio mais próximo, nunca mais perto da bandeira.
  • Bola em “green” errado – sempre retirar a bola do “green” e dropá-la no entorno do mesmo. Nunca mais perto da bandeira. Em hipótese alguma, bater a bola direto do “green” errado, pois isso pode danificá-lo.
  • Bola do “tee” dos buracos 9/18, que caírem na rede do buraco 8 – “drop” livre ao lado do poste do lago com vista para o “green”.
  • Bola do “tee” dos buracos 1/10 e 9/18 que caírem dentro do bosque lateral do lago – “drop” sem penalidade de um taco na lateral do bosque (“fairway”) dos buracos 1/10.
  • Bola que ultrapasse a rede de fundo dos buracos 4/13 – “drop” sem penalidade abaixo do “green”.

O Regulamento da Associação Paulista de Golfe, aprovado na Reunião do Conselho, realizada em 18 de novembro de 2003 e válidas a partir de Janeiro de 2004.

  1. PARTICIPAÇÃO
    Poderão participar da APG todos(as) os(as) jogadores(as) que pratiquem golfe e sejam indicados ou recomendados por algum membro da associação.
    A Associação Paulista de Golfe, pela sua diretoria/conselho podem vetar a participação de qualquer pessoa a qualquer momento.
  2. GRUPOS
    Os competidores serão distribuídos em grupos de no mínimo dois golfistas e no máximo 4 jogadores.
    Nenhum competidor pode jogar sozinho valendo para o Pé Duro.
  3. JOGADORES
    O quadro da APG será composto por número limitado de jogadores(as) sem distinção de idade e sexo, que será levado ao conhecimento de todos, periodicamente. A Colocação será divulgada por Internet através da home-page da APG.
  4. PONTUAÇÃO POR HANDICAP
    Categorias: “A” e “B”
    OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
    • Os handicaps são calculados semanalmente e corrigidos de acordo com os critérios de Handicap no “ITEM 14”.
    • A pontuação final da competição valida para a classificação para o match-play, será a soma dos pontos de todas as etapas do torneio
    • Aos(Às) 10 primeiros(as) colocados(as) serão creditados PONTOS ao final de cada etapa e aos demais creditados 02 pontos de presença;
    • Em consequência de casualidades de força maior, a comissão técnica por arbitrio próprio, poderá cancelar a última etapa de qualquer torneio organizado no FPG Golfe Center , em qualquer circustâncias.
      Esta observação poderá ser vetada caso apenas não haja calendário disponível em acordo com a Presidencia do Pé Duro.
    • A pontuação para cada etapa é:
      1º colocado (a) – 15 pontos
      2º colocado (a) – 12 pontos
      3º colocado (a) – 10 pontos
      4º colocado (a) – 9 pontos
      5º colocado (a) – 8 pontos
      6º colocado (a) – 7 pontos
      7º colocado (a) – 6 pontos
      8º colocado (a) – 5 pontos
      9º colocado (a) – 4 pontos
      10º colocado (a) – 3 pontos
  5. NÚMERO BURACOS:
    Todos as etapas válidas para o Ranking da APG serão disputadas em 18 buracos no FPG Golf Center.
    Obs.: Entretanto, caso por motivos de força maior, exemplo: chuvas torrenciais, raios, vendavais, etc., a diretoria decidirá se os pontos da etapa serão validos ou não.
  6. TAXA INSCRIÇÃO
    Haverá pagamento da taxa de inscrição de R$ 20,00 (vintereais) em todos as etapas válidas para o RANKING APG, para todos(as) os(as) jogadores(as) convidados(as). Os jogadores que ainda não fazem parte da associação, até obterem handicap, não pontuam ou fazem jus ao prêmio do dia (ver Item 14).
    A taxa de inscrição será utilizada para subsidiar despesas de torneios, compra de brindes para sorteios e outras despesas que serão informadas aos associados.
  7. CONFIRMAÇÃO DA INSCRIÇÃO
    Serão considerados(as) aptos(as) à participar dos torneios do APG os(as) jogadores(as) que façam sua inscrição dentro das normas da competição.
  8. COMPETIÇÕES NÃO AGENDADAS
    A Associação Paulista de Golfe independentemente dos torneios válidos para o RANKING DA APG poderá, se julgar conveniente, promover em oportunidade que lhe for ideal, uma competição que contará pontos para o Ranking.
  9. TORNEIOS VÁLIDOS
    A Associação Paulista de Golfe, se necessário for, se reserva o direito de alterar o número de
    torneios válidos para o RANKING da APG.
  10. CONTAGEM DOS PONTOS
    A contagem dos pontos será iniciada a partir da 1ª Etapa do ano, e será acumulada a cada evento até a última que precede as oitavas de final do 1º torneio.Obs.1: Desclassificações
    Caberá à Comissão Técnica da Associação julgar eventuais recursos de jogadores(as) que venham a ser desclassificados(as) ou tenham pontos perdidos.

    Obs.2: W&O
    O(a) jogador(a) classificado(a) para as oitavas de final do match play que não comparecer ao jogo, será considerado(a) desistente, sendo considerado vencedor por W&O o jogador presente.

  11. DESEMPATE
    Os critérios de desempate serão: Etapas Stroke Play
    Melhor score nos: 18, 9, 6, 3 e 1 buracos respectivamente.
    Etapas Match Play – desempate decidido por Sudden Death ou morte súbita após o 18 buraco jogado.
  12. MUDANÇA DE CATEGORIA DE HANDICAP
    O(a) jogador(a) jogará em uma determinada categoria de acordo com o seu último Handicap da última etapa do torneio anterior, e, durante todo o torneio, seu handicap será ajustado de acordo com sua média de jogos.
    Mesmo que seu Handicap seja diferente da faixa de Handicap da categoria que ele está jogando, esse deve permanecer na categoria até o final do torneio corrente.
    Iniciantes terão seu Handicap apurado e com isso serão colocados nas categorias “A” ou “B”, baseado na média das 3 últimas vezes que jogou na Associação.
    Ao final do torneio os campeões de cada categoria, independente de seu Handicap, jogarão na categoria imediatamente acima no torneio seguinte.
  13. PREMIAÇÕES
    Após a disputa de todas as etapas programadas para o Torneio, serão selecionados os(as) 8 primeiros colocados nas categorias Super A, A, B e C para disputa de quartas de final, semi final e final no sistema Match Play (disputadas sem handicap). A tabela com a escala dos jogos será publicada no site APG após a apuração dos resultados finais.
    Os jogadores, de acordo com os resultados alcançados nas finais, receberão Troféus da APG. Na categoria Super A serão premiados o 1º e 2º colocado, nas categorias A e B serão premiados os 1º,2º e 3º, na categoria C serão premiados os 1º, 2º e 3º colocados.
    Para os demais jogadores não classificados para a final do match play, haverá torneio com uma única categoria com premiação para 1º,2º e 3º colocados a ser realizado na mesma data do da final do match play.
    CORRIDA DOS CAMPEÕES: Será premiado ao final do Ano 1(um) único jogador dentre todas as categorias, com a maior pontuação acumulada na somatória de todas as etapas/torneios do ano.
  14. REGRAS
    Todas as etapas e todos os torneios no FPGolf Center ou campos oficiais serão utilizadas as regras do TheRoyal & Ancient Golf Clube of St. Andrews e Regras Locais; dentro dos critérios aprovados pela Federação Paulista de Golfe.
  15. ADVERTÊNCIA / SUSPENSÃO / ELIMINAÇÃO
    A APG poderá impor penalidades previstas nas regras de golfe quando houver infrações das normas e ainda:
    1. Desrespeitar árbitros e Marshall;
    2. Desrespeitar os organizadores do evento;
    3. Desrespeitar os funcionários dos clubes;
    4. Desrespeitar a imprensa;
    5. Desrespeitar delegados e/ou acompanhantes;
    6. Desrespeitar e/ou maltratar caddies;
    7. Não comparecer ao horário determinado do jogo;
    8. Não comparecer as entregas de prêmios quando estiver convocado para receber troféus e/ou homenagens;
    9. Danificar campo de golfe, a sede e dependências do clube;
    10. Portar-se inconvenientemente com companheiros de viagem e jogo;
    11. Deixar de cumprir obrigações com o clube anfitrião (taxa de inscrição, caddies, consumo em bar, restaurante, pro-shop, etc.);
    12. Usar palavras grosseiras e/ou de baixo calão no campo e nas dependências do clube;
    13. Não entregar cartão de jogo para a apuração de handicap;
    14. Fazer comentários considerados ofensivos pelas regras e bons costumes a quaisquer pessoas envolvidas com entidades de golfe;As penas para estes itens serão aplicáveis através de:
    • 1ª OCORRÊNCIA: Advertência por escrito;
    • 2ª OCORRÊNCIA: Suspensão dos direitos, benefícios durante 3 meses + perda dos pontos no Ranking e comunicação a Federação Paulista de Golfe;
    • 3ª OCORRÊNCIA: Exclusão da associação e comunicação a Federação Paulista de Golfe
  16. CONDUTA
    Além dos itens acima, serão aplicadas subsidiariamente e cumulativamente as demais penalidades determinadas pelo Estatuto Social da Federação Paulista de Golfe.
  17. CADASTRO
    Os associados deverão manter suas informações cadastrais atualizadas, para que sejam informados dos torneios e eventos realizados pela associação, além de outras informações.