Regras locais

Regras de campo específicas para os torneios APG 2024

  • Todos os muros e redes do campo serão considerados como áreas de “drop” livre, sem penalidade. “Drop” a um taco de distância do ponto de alívio mais próximo, nunca mais perto da bandeira.
  • Bola em “green” errado – sempre retirar a bola do “green” e dropá-la no entorno do mesmo. Nunca mais perto da bandeira. Em hipótese alguma, bater a bola direto do “green” errado, pois isso pode danificá-lo.
  • Bola do “tee” dos buracos 9/18, que caírem na rede do buraco 8 – “drop” livre ao lado do poste do lago com vista para o “green”.
  • Bola do “tee” dos buracos 1/10 e 9/18 que caírem dentro do bosque lateral do lago – “drop” sem penalidade de um taco na lateral do bosque (“fairway”) dos buracos 1/10.
  • Bola que ultrapasse a rede de fundo dos buracos 4/13 – “drop” sem penalidade abaixo do “green”.

Bancas – É Obrigação do jogador rastelar a banca ao utilizá-la, passível de penalidade
(1ª advertência e 2ª 1 stroke ao final do jogo);

Arrumar pique de bola – é obrigatório arrumar os piques de bola no green;

Marcar bola – caso haja turma esperando logo atrás, é obrigatório marcar a bola no buraco 1/10 e no buraco 9/18.

Cartões – O Cartão é de responsabilidade do jogador e deverá conter: Nome completo, data, assinatura do jogador e do marcador, números legíveis e deverá ser entregue em até 15 minutos após final do jogo e uma vez entregue não poderá ser alterado;

Limites de campo – Estão demarcadas pelos muros e por estacas brancas;

Postes / Luminárias dentro do Campo – Se a bola tocar os postes e/ou luminárias, é obrigatório o jogador jogar outra bola do mesmo local de origem sem penalidade.

Área de drop – Área de drop é o tapete, portanto caso a bola dropada fique fora da área do tapete, após o segundo drop, deve-se recolocá-la no tapete. È obrigatório o uso das áreas de drop nos buracos 4, 6, 9, 13, 16 e 18.

Bola perdida – Caso não fique evidente a localização da bola, deverá ser jogado uma bola provisória;

Exemplo: o jogador bate no buraco 9/18 e não sabe se foi na água ou não, vai até o local e não acha a bola, portanto deve voltar ao tee e bater outra bola, ou seja a 3ª tacada. Pela regra do golfe, em caso de haver um hazard como água na frente e o jogador não tem certeza, ele deve ir até o local e ai sim bater definitiva (não há possibilidade de provisória em caso de hazard), mas para evitar jogo lento, caso o jogador tenha qualquer duvida deve bater bola provisória, mas caso esteja no hazard, deve jogar da área de drop ou local de origem;

Horário de Saída – Antes de ir para o campo é obrigação do jogador saber o buraco em que vai jogar;

Turmas de 4 jogadores – A fim de evitar atrasos, haverá apenas em casos excepcionais;

Lago – Bolas que entrarem no lago deverão ser batidas do local de origem, exceto para quem jogou do buraco 9 e 18 que tem área especifica de drop;

As árvores com tutores verdes são “free drop”;

Locais onde haja apenas “uma” estaca de demarcação, seja ela de hazard ou de fora de campo, essa marcação não terá valor.