Campeões em Punta Cana

Luzia Taninaga e Marcos Semensato, campeões scrtach
Luzia Taninaga e Marcos Semensato, campeões scrtach

A realização do 15º Torneio Internacional da Associação Paulista de Golfe (APG) em Punta Cana, na República Dominicana, e o IV Desafio Internacional APG X ABGS – Associação Brasileira de Golfe Sênior, de 16 a 23 de novembro, foi uma grande festa brasileira com a presença de 48 golfistas e 28 acompanhantes.

Os campeões individuais na categoria scratch foram Luzia Tanigaga, com 89 tacadas, e Marcos Semensato, com 81 tacadas.

O torneio organziado pela Golf Travel foi disputado no belo campo Cocotal Golf and Country Club, projetado por José “Pepe” Gancedo com três campos de nove buracos. O hexacampeão espanhol usou o terreno natural de uma antiga plantação de coqueiros para todos os 27 buracos, incluindo lagos e muitas palmeiras.

Masculino – Delpho Pelosini foi o campeão individual da Categoria A, com 63 tacadas, seguido por Thoru Amemiya, com 68, e Roberto Forestieri, com 71. A seguir terminaram Carlos Amagai (72), Ricardo Iguchi (73), José Paulo Celles (73) e Etore Silva (74).

Na Categoria B, o campeão foi Claudio Siqueira, com 68 tacadas, seguido por Celso Mendes e José Marcelo Silva, ambos com 69. José Fernando Braga ficou em quarto, com 70, empatado com André Kruse. A seguir terminaram Ho Tien Fu (71), Walter Kuroda (73), Élver Colombo (74), Jeferson Silva (74) e Fernando Pinto de Moura (75).

Feminino – Na classificação por handicap índex, Maria de Nazaré venceu com 67 tacadas, contra 71 de Cecilia Higashi e 74 de Katia Spolavori. A seguir, terminaram Mary Iguchi (76), Dulce Yoshikawa (78), Huang Su e Ho (78), Margarida Mizuki (78) e Xênia Góes (79).

Jeferson Silva e Etore Silva
Jeferson Silva e Etore Silva

Duplas – Os irmãos Jeferson Silva e Etore Silva foram campeões com 63 tacadas, na competição de duplas best ball, numa vitória apertada sobre Delpho Pelosini e Hissaka Mizuki, que somaram 64 tacadas. Quatro duplas empataram com 67 tacadas: Jose Paulo Celles e Fernando Moura ficaram com o terceiro lugar, seguidos por Marcos Semensato e Jose Fernando Braga, em quarto, e por Edson Nakagawa/Carlos Amagai e Kazunori Yamaguchi/Maria de Nazaré, que dividiram o quinto lugar. Destaque ainda para Claudio Siqueira e Christian Walther (68), Ricardo Vilarinho e Wilson Toyama (68), Nelson Alves e Thoru Amemiya (69), Raul Kruse e Andre Kruse (70) e  Marcelo Silva e Roberto Forestieri (70).

Equipe campeã
Equipe campeã

Equipes – No último dia do tornei a disputa foi por equipes, vencida por Luiz Galfaro, Hissaka Mizuki, Élver Colombo e José Paulo Celles, com 63 tacadas e foram campeões pelos critérios de desempate. Em segundo, também com 63, terminou o time de Delpho Pelosini, Claudio Siqueira, Ho Tien Fu e Celso Mendes. A seguir, com 64 tacadas e segunda volta idêntica, terminaram as equipes de Katia Spolavori, Xênia Góes, Ruy Ribeiro e Edmar Lopes Neto e de Ricardo Iguchi, Wilson Toyama, Edison Nakagawa e Ricardo Vilarinho, que foram ambas premiada em terceiro lugar.

APG X ABGS – A equipe da Associação Brasileira de Golfe Sênior (ABGS), venceu a disputa contra a Associação Paulista de Golfe (APG) no quarto match anual entre as duas entidades, na soma de pontos nas três modalidades do torneio: individual, duplas e por equipes. O resultado final foi 89 pontos da ABGS contra 78 pontos da APG. Depois de perder no primeiro ano e empatar no segundo, a ABGS venceu os dois últimos confrontos, graças à vantagem imposta nos dois primeiros dias. No próxima ano a disputa será novamente no Doral, nos Estados Unidos.

O evento terminou com um jantar de confraternização e entrega de prêmios, depois de uma semana inesquecível em Punta Cana, o principal distrito da República Dominicana, conhecido mundialmente por seus 32 quilômetros de praias no Caribe e Atlântico, de águas límpidas e onde ficam dezenas de luxuosos resorts all-inclusive.

Os prêmios foram entregues por José Fernando Braga, representando a ABGS, Fernando Vieira, presidente da APG, e pelo profissional Ricardo Melo, que acompanhou a competição.

Clique aqui para ver mais fotos no Facebook da APG.